SOLICITE UM ORÇAMENTO:

SOLICITE UM ORÇAMENTO:

Tipos de Emendas

Você está aqui:
Tipos de Emendas

TIPOS DE EMENDAS PARA CORREIAS TRANSPORTADORAS

Correias transportadoras podem ser emendadas de 3 formas: colagem, vulcanização e emendas a grampos. Cada um do sistemas têm suas vantagens e desvantagens. Vejamos:

Emendas de correias transportadoras realizadas com cola (emendas de correias a frio)

Vantagens da emenda de correias transportadoras à cola: adequadas para pequenos reparos ou emendas estreitas, o reparo ou emenda pode ser feito diretamente no local.

Desvantagens da emenda de correias transportadoras à cola:  

A maioria das correias transportadoras, em razão da
tensão que recebem, possui camadas de componentes como telas ou cabos de aço que aumentam sua resistência ao tracionamento. O que pode causar o rompimento da correia transportadora provocando perda considerável de sua resistência no ponto de ruptura. Assim, a união realizada com cola tende a não conseguir manter o sistema em funcionamento sem que volte a se romper no local da emenda, o que poderá ocorrer em menor ou maior tempo, dependendo das tensões de cada sistema.

• Outra desvantagem da emenda de correias feitas com cola é que, para que o sistema volte a funcionar, deve-se aguardar o tempo de cura da cola (tempo de secagem), que dependendo do sistema e da localização da indústria, pode levar algumas horas ou mesmo vários dias, interrompendo a produção da empresa.

 

• A aplicação da emenda por cola requer, em caso de necessidade de limpeza ou manutenção dos componentes do sistema de correias (polias, tensionadores etc.), que as correias sejam retiradas, o que irá demandar nova regulagem do sistema e mais tempo de paralisação na produção.

Emendas de correias transportadoras feitas por vulcanização (emendas de correias a quente)

Vantagens de emendas de correias por vulcanização: São realizadas por prensas de vulcanização que agem aquecendo e pressionando a correia no local onde será vulcanizada, deixando a mesma com aparência de nova (lembre-se, apenas que, apesar das emendas ficarem muito mais resistentes que emendas por cola, a estrutura interna da correia transportadora, em caso de vulcanização, não repara as telas ou cabos que mantêm a integridade da correia transportadora)

Desvantagens de emendas de correias transportadoras por vulcanização:


• O alto custo das prensas para vulcanização torna proibitivo sua aquisição, em razão de que a mesma permanecerá sem uso grande parte do ano.

• A operação das prensas de vulcanização requer mão-de-obra especializada, nem sempre disponível entre o pessoal da empresa.
• Outro aspecto que depõe contra o uso da vulcanização é que as prensas são máquinas de grande porte, que dificultam a emenda de correias transportadoras por vulcanização em locais elevados da planta industrial, conforme o desenho do sistema da empresa.

• A terceirização das emendas por vulcanização: além de terem alto custo, criam uma relação de dependência entre a empresa contratante e o prestador de serviços de vulcanização, o que pode ocasionar longos períodos de paralisação na produção da empresa.


• A aplicação da vulcanização requer, em caso de necessidade de limpeza ou manutenção dos componentes do sistema de correias (polias, tensionadores etc.), que as correias sejam removidas, o que demandará nova regulagem do   sistema e mais tempo de paralisação na produção.

Emendas de correias transportadoras feitas a grampos (emendas mecânicas)

Vantagens de emendas de correias transportadoras feitas com grampos:

 

• Melhor custo benefício, dispensando grandes investimentos em maquinário
• A aplicação não requer mão-de-obra especializada (a maioria dos funcionários de manutenção consegue instalar os grampos apenas lendo as instruções de instalação de catálogos ou através de vídeos presentes no Youtube).

• A emenda não requer que a correia transportadora seja totalmente desmontada, podendo-se realizar a união no próprio local, evitando-se assim a necessidade de nova regulagem do sistema.
• Em caso de necessidade de limpeza ou manutenção dos componentes do sistema de correias (polias, tensionadores etc.), não há necessidade de que as correias sejam removidas, pois a emenda pode ser feita no próprio local, bastando para isso remover o cabo de união (cavilha), evitando-se assim nova regulagem do sistema, o que demandaria mais tempo de paralisação na produção 

Desvantagens das emendas para correias transportadoras feitas a grampos:


• Para que não haja paralisação do sistema por mais que do tempo necessário (que pode variar, dependendo do modelo de grampo a ser aplicado e da largura da correia, de alguns minutos a cerca de uma hora), haverá a necessidade de manter-se em estoque algumas caixas dos grampos normalmente utilizados, para se evitar compras de última hora e precisar aguardar a chegada dos grampos, que poderão vir de outro Estado, o que poderia levar dias).

pt_BR