O Grampo Fera Guará é indicado para realizar uniões em correias de transmissão de potência ou transportadoras operando sem abaulamento e com cargas leves ou médias.
Esse sistema de dobradiça admite pequenos diâmetros de polias sem provocar elevadas tensões de dobramento na correia.
O Grampo Fera Guará tem perfil que proporciona um movimento suave da emenda sobre as polias e em presença de raspadores e seu formato dos dentes e a união existente entre eles restringe a possibilidade de penetrarem o produto transportado.
Seleção
Instalação
Seleção do tamanho de grampo apropriado
Determine o tamanho do grampo de acordo com a espessura da correia (Tabela 1). Verifique se os diâmetros das polias do transportador satisfazem o mínimo recomendado e se a tensão da correia não ultrapassa o máximo especificado para o grampo.
O Grampo Fera Guará é fornecido em barras acondicionadas em caixas de papelão, nas quantidades e comprimentos indicados na tabela 1, a companhadas das respectivas cavilhas de articulação e pino de guia para instalação. A pedido, o grampo pode ser fornecido com comprimento adequado à largura da correia.
Tabela 1- Seleção do tamanho de grampo apropriado
Base de aplicação para todos os números (tamanhos) de Grampos Fera Guará.
1- Corte as extremidades da correia perpendiculares às bordas e chanfre (10 a 25 mm x 45º) nas laterais da correia. (FIGURA 1).
2- Corte o grampo de modo a ficar 1 ou 2 dentes mais curto que a largura da correia e com cuidado de não deformá-lo, pois para realizar uma emenda eficiente é necessário que os dentes estejam perfeitamente alinhados.
3- Sobre a base de aplicação para os Grampos Fera Guará (indicado para evitar deformação dos grampos), ou sobre uma base de madeira comum, apoie uma barra de grampo com a face da união entre os dentes voltada para baixo e coloque o pino de guia (aquele que possui o diâmetro maior) junto à dobra dos dentes (Figura 2).
4- Introduza no grampo uma das extremidades da correia, comprimindo-a uniformemente contra o pino de guia e posicionando de maneira que as folgas laterais fiquem bem divididas. Esta operação será facilitada se a base de madeira contar com um ressalto para apoio do grampo (Indicamos a utilização da base de aplicação para os Grampos Fera Guará) (Figura 3).
5- Inicialmente bata os dentes das laterais o suficiente para prender o grampo deixando-a alinhado com a extremidade da correia. Em seguida, começando por uma das laterais, bata dente por dente, introduzindo-os até a metade (Figura 4).
6- Vire a correia e martele sobre os dentes até que as pontas atravessem e apareçam do outro lado (Figura 5).
7- Repita esta operação para a outra face da correia, procurando fazer com que o grampo penetre o máximo possível e depois, revire as pontas para o lado do pino guia.
8- Antes de retirar o pino de guia, coloque a correia sobre uma chapa de aço e martele as duas faces do grampo, fazendo com que penetre na correia e assegurando que a tira de união entre os dentes fique plana (Figura 6).
9- Agora deve-se retirar o pino de guia. Caso emperre, prenda a correia em uma morsa e bata com cuidado no joelho do grampo o suficiente para liberar o pino guia. Repita dos passos 1 ao 9 para colocar o grampo na outra extremidade da correia.
10- Acople as duas extremidades da correia previamente grampeadas e introduza o pino de articulação com comprimento apropriado. (Figura 7).