Grampo Fera Guará

Grampo Fera Guará

IMG_1342 cópia IMG_1347 cópia

CaracterísticasSeleçãoInstalação

O Grampo Fera Guará é indicado para realizar uniões em correias de transmissão de potência ou transportadoras operando sem abaulamento e com cargas leves ou médias. Permite abrir a correia no local da emenda para limpeza ou manutenção do transportador, apenas removendo-se a cavilha de articulação do grampo. Utilizado em correias operando em linhas de correios, depósitos, aeroportos, na indústria têxtil, alimentícia, de cigarros, de equipamentos agrícolas ou de produtos químicos e borracha.

Este sistema de dobradiça admite pequenos diâmetros de polias sem provocar elevadas tensões de dobramento na correia. Os dentes do grampo são unidos por meio de uma “espinha central” formando barras que podem ser ajustadas à largura da correia. Isto facilita a instalação e possibilita realizar uma emenda reta. Os dentes são posicionados de forma tal que penetram na correia paralelamente às fibras longitudinais da carcaça sem danificá-las. Tais características, aliadas ao elevado número de dentes que o grampo possui, promovem uma distribuição uniforme de tensões em toda a largura da correia, tornando a emenda segura e durável.

O Grampo Fera Guará tem perfil que proporciona um movimento suave da emenda sobre as polias e em presença de raspadores e seu formato dos dentes e a união existente entre eles restringe a possibilidade de penetrarem no produto transportado.

São produzidos em chapa de aço carbono com cavilha de articulação corrugada em aço carbono ou em aço inox com cavilha de articulação corrugada também em aço inóx. Não oxida, amagnético, resistente a produtos químicos e à abrasão. Utilizado também em presença de separadores magnéticos. Ou ainda em latão com cavilha de articulação corrugada em aço inóx.

Embalagem: O Grampo Fera Guará é fornecido em caixas de papelão.

IMG_0730 cópia

Seleção do tamanho de grampo apropriado

Determine o tamanho do grampo de acordo com a espessura da correia (Tabela 1). Verifique se os diâmetros das polias do transportador satisfazem o mínimo recomendado e se a tensão da correia não ultrapassa o máximo especificado para o grampo.

O Grampo Fera Guará é fornecido em barras acondicionadas em caixas de papelão, nas quantidades e comprimentos indicados na tabela 1, a companhadas das respectivas cavilhas de articulação e pino de guia para instalação. A pedido, o grampo pode ser fornecido com comprimento adequado à largura da correia.

Tabela 1- Seleção do tamanho de grampo apropriado

selecao_fera_lobo_r15_c2

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

Base de aplicação para todos os números (tamanhos) de Grampos Fera Guará.

 

 

 

 

 

 

1- Corte as extremidades da correia perpendiculares às bordas e chanfre (10 a 25 mm x 45º) nas laterais da correia. (FIGURA 1).

2- Corte o grampo de modo a ficar 1 ou 2 dentes mais curto que a largura da correia e com cuidado de não deformá-lo, pois para realizar uma emenda eficiente é necessário que os dentes estejam perfeitamente alinhados.

 

Figura 1

 

 

 

3- Sobre a base de aplicação para os Grampos Fera Guará (indicado para evitar deformação dos grampos), ou sobre uma base de madeira comum, apoie uma barra de grampo com a face da união entre os dentes voltada para baixo e coloque o pino de guia (aquele que possui o diâmetro maior) junto à dobra dos dentes (Figura 2).

Figura 2

 

 

 

 

4- Introduza no grampo uma das extremidades da correia, comprimindo-a uniformemente contra o pino de guia e posicionando  de maneira que as folgas laterais fiquem bem divididas. Esta operação será facilitada se a base de madeira contar com um ressalto para apoio do grampo (Indicamos a utilização da base de aplicação para os Grampos Fera Guará) (Figura 3).

Figura 3

 

 

 

 

5- Inicialmente bata os dentes das laterais o suficiente para prender o grampo deixando-a alinhado com a extremidade da correia. Em seguida, começando por uma das laterais, bata dente por dente, introduzindo-os até a metade (Figura 4).

Figura 4

 

 

 

 

6- Vire a correia e martele sobre os dentes até que as pontas atravessem e apareçam do outro lado (Figura 5).

7- Repita esta operação para a outra face da correia, procurando fazer com que o grampo penetre o máximo possível e depois, revire as pontas para o lado do pino guia.

Figura 5

 

 

 

 

8- Antes de retirar o pino de guia, coloque a correia sobre uma chapa de aço e martele as duas faces do grampo, fazendo com que penetre na correia e assegurando que a tira de união entre os dentes fique plana (Figura 6).

9- Agora deve-se retirar o pino de guia. Caso emperre, prenda a correia em uma morsa e bata com cuidado no joelho do grampo o suficiente para liberar o pino guia. Repita dos passos 1 ao 9 para colocar o grampo na outra extremidade da correia.

Figura 6

 

 

 

10- Acople as duas extremidades da correia previamente grampeadas e introduza o pino de articulação com comprimento apropriado. (Figura 7).

Figura 7

 

 

Grampos Fera®. Desenvolvido por Blueberry Marketing Digital .