Grampo Fera Farpa

Grampo Fera Farpa

CaracterísticasSeleçãoInstalação

O Grampo Fera Farpa é indicado para realizar emendas de alta resistência e uniões seladas em correias elevadoras e transportadoras com ou sem abaulamento. E indicado também para reparos de rasgos longitudinais, furos e lascas nas correias, sendo muito utilizado no transporte de minérios, carvão, pedra britada, areia, cimento, trigo e sal.

Os parafusos e porcas de alta resistência, comprimem a correia através das chapas superior e inferior do grampo dotadas de dentes. Estas chapas têm as extremidades levemente dobradas para dentro que penetram na correia, e ainda alojamentos para os parafusos e porcas de aperto para que não haja interferência com os raspadores.

A Grampos fera dispõe de ferramentas adequadas para instalação que asseguram uma montagem rápida e correta dos grampos.

O Grampos Fera Farpa são produzidos em chapa de aço carbono, com parafusos e porcas em aço de alta resistência ou ainda em aço inox amagnético (inclusive porcas e parafusos). 

Embalagem: os Grampos Fera Farpa são fornecidos em embalagens de papelão ou plástico com 10 unidades cada.

   IMG_0790 cópia

Seleção do tamanho de grampo apropriado

Determine o tamanho apropriado do grampo de acordo com a espessura da correia (Tabela 1). Nota-se que os extremos das faixas de utilização dos grampos sobrepõem-se tornando possível, em alguns casos, a aplicação de dois tamanhos de grampos para a mesma espessura de correia. Se isto ocorrer, opte pelo tamanho menor, a não ser que a correia esteja sujeita a altas tensões ou cargas muito pesadas. Verifique se os diâmetros das polias do transportador satisfazem o mínimo recomendado e se a tensão da correia não ultrapassa o máximo especificado para o grampo (Tabela 1).

A quantidade necessária de grampos é determinada em função do tamanho do grampo e da largura da correia (Tabela 2).

O Grampo Fera Farpa é fornecido em caixas e embalagens plásticas com 10 peças.

Tabela 1 – Seleção do tamanho do grampo

tb1

Tabela 2 – Quantidade necessária de grampos

tab2

fig01

Figura 1- Espessura da correia

 

 

fig02

Figura 2– Diâmetro da polia

 

 

Ferramentas e acessórios para instalação

Para melhor proceder a instalação dos grampos Fera Farpa, tenha sempre em mãos as ferramentas indicadas ao lado.

1- Chave para aperto pneumática.

2- Chave para aperto manual.

3- Vazador manual.

4- Vazador pneumático.

5- Quebra-parafusos;

6- Gabarito de Perfuração. Essencial para realizar uma emenda bem fechada. Fornecidos em comprimentos padrão que cobrem quaisquer larguras de correias. A encomenda do gabarito deve indicar o tamanho do grampo e a largura da correia. Ex.: Gabarito de Furação para Grampos Fera de 1.1/2×24”.

7- Alinhador

Instruções de instalação

1- Corte as extremidades da correia perpendiculares às bordas e chanfre os cantos. (Figura 1)

Figura 1

 

 

 

 

 

2- Sobre uma base de madeira, alinhe as duas extremidades da correia, uma contra a outra, aproveitando os encostos centralizadores do centro do gabarito para deixar as extremidades da correia com a mesma dimensão.

Fixe com pregos o conjunto gabarito-correia nesta posição através dos furos próprios do gabarito. Dobre os pregos em direção às bordas adjacentes do gabarito para evitar que ele levante da superfície da correia (Figura 2).

Figura 2

 

 

 

3- Faça os furos com o Vazador Fera Farpa e remova o gabarito (Figura 3).

4- Introduza de baixo para cima nos furos da correia, a chapa inferior do Grampo Farpa com parafusos.

Figura 3

 

 

 

 

5 – Utilize o gabarito de aplicação Grampo Fera Farpa para obter uma melhor emenda, usando os dentes do mesmo para facilitar o alinhamento dos parafusos proporcionando um encaixe rápido da chapa superior do grampo. (Figura 4)

Figura 4

 

 

 

 

 

6- Coloque a chapa superior do grampo com o auxílio do alinhador e rosqueie as porcas nos parafusos (Figura 5).

Figura 5

 

 

 

 

 

7- Aperte as porcas com a Chave Especial Fera Farpa, dando um aperto leve e progressivo até que todos os grampos estejam aplicados, apertando com firmeza quando eles tiverem coberto toda a superfície da emenda (Figura 6).

Figura 6

 

 

 

 

 

8- Obtenha um bloco de aço com comprimento suficiente para cobrir três ou quatro grampos e cuja largura permita posicioná-lo entre as porcas sem atingi-las. Coloque este bloco na posição descrita e martele sobre sua superfície, fazendo com que o grampo penetre bem na correia. Em seguida, reaperte firmemente as porcas fazendo com que as chapas fiquem totalmente alojadas de maneira uniforme na correia. (Figura 7).

Figura 7

 

 

 

 

9 – Quebre as pontas dos parafusos utilizando simultaneamente dois Quebra-Parafusos, movimentando-os em sentidos contrários na direção do comprimento da correia.(Figura 8)

Figura 8

 

 

 

 

 

Remoção de grampos eventualmente danificados pelo uso:

Coloque uma placa de aço por baixo da emenda e quebre as porcas na região das fendas, cortando-as com uma talhadeira. Bata fora os parafusos, solte a chapa superior e em seguida a chapa inferior. Aplique um novo grampo da forma recomendada nas Instruções de Instalação.

 

 

Grampos Fera®. Desenvolvido por Blueberry Marketing Digital .